terça-feira, 8 de setembro de 2009

A diferença em ser diferente

A escola é o local onde não deve haver discriminações, mas é onde mais ocorre. Os motivos são vários: como a convivências com outras pessoas que não foram educados de forma a respeitar os diferentes. Quando se trata de crianças ricas e cujo pais não tem tempo para educá-los: quando são filhos de alcólatra, drogados etc., também não sabem educar seus filhos, porque também não receberam educação e segue assim uma sequencia. Esses fatores contribuem para que a professora faça essa atribuição que é dos pais. As leis estão aí para beneficiá-los, porém quem fiscaliza de fato toda essa sequencia?
Ocorre também a má distribuição de rendas, professores descompromissados com a educação e outros fatores a mais. Porém não é por isso que nós estamos querendo mudar, nos esforçamos para esse fim, que tenhamos que ter medo. As crianças diferentes. Nós temos dever de ajudar na superação de seus limites seja ele qual for. O fator principal nesse momento é a paciência, é saber que nem sempre irão aprender , da mesma forma que outras crianças.
Buscar auxilio com outros profissionais que tenham conhecimento dos problemas, procurar também meios que esses pais tenham assistências psicológicas. Os que precisam de tratamentos como:( alcólatras, drogados, fumantes) tenham assistêbncia, que possa saber cuidar dos seus filhos diferentes (Síndrome de Down,autista, deficiências visual . auditiva, física e hiperativo). Todas essas crianças devem ser tratadas juntamente com seus pais.
A escola necessita de todos os profissionais como: pedagogo. Psicólogo, fonodiaulogo, assistente social. Sem esses profissionais. A escola não consegue progredir com essas crianças. A lei diz que é obrigada a escola receber esses alunos, porém cabe a gestora desenvolver seu trabalho dando suporte ás professoras para que com os outros profissionais citados possam fazer o acompanhamento clínico, psicológicos no sentido de que em sala de aula eles se sintam iguais e aí sim, a professora possa com paciência alfabetizá-los. Entender que até a forma de avaliação tem que ser adequada a cada caso específico.
A professora também deve usar a criatividade para não tornar a aula um estorvo, precisa pesquisar juntamente com essas crianças a melhor maneira de aprender e com certeza ela irá aprender muito mais em experiência com esses alunos.
São Luís, 08/09/2009

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