sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Professor

Professor, de que forma definir esse profissional, muitas vezes incompreendido, muitas vezes chamado de professoreco.Mas esse profissional que se chama professor: é aquele que professa, que ensina uma ciência, uma arte, uma língua, alguma coisa, um sectário. Hoje em dia, aqui poucos foram homenageados, alguns esquecidos. Uns tem amor á profissão, outros fazem dela simplesmente seu ganha pão. Hoje quero falar especialmente de um professor, que foi meu pai. Tinha verdadeiro amor a sua profissão, engenheiro agrônomo. Mas sempre exerceu a profissão de professor, mesmo quando ainda era estudante de agronomia. A sua origem genética era de professor (pai, avô).
Seus alunos, alguns viviam dizendo que ele era um gênio, que dominava várias disciplinas. Lutou para que fosse criada a Escola de Agronomia no Maranhão, foi uns dos primeiro a ser nomeado na Escola de Agronomia, num ato coletivo. Morreu e ficou esquecido, nenhuma homenagem sequer lhes foi prestada. A Universidade não mandou celebrar uma missa. Quando ainda estava vivo, colocaram seu nome numa sala e depois foi retirada, não sei os motivos. Assim também foram outros professores também esquecidos. E preciso ter muito amor a esta profissão, que nem sempre é lembrada, é mal remunerada, mas sem ela não existe nenhuma outra profissão, seja em qualquer área.
Assim hoje quero lembrar esse professor que foi meu pai, prestando essa homenagem a um professor que foi meu pai, embora nada mereça como pai, mas como professor é inegável. Quero também homenagear aos meus ex-professores desde o jardim até a Faculdade, como também desejar ás minhas colegas de faculdades professoras como eu, sucesso. Que nos abençoe por este dia, que possamos viver outros dias com melhores reconhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário